Just another free Blogger theme

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAITUBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,CULTURA E DESPORTO
DIRETORIA DE CULTURA
MUSEU ARACY PARAGUAÇÚ







  CADASTRO DO MUSEUARACY PARAGUAÇÚ



ITAITUBA – PARÁ
12/28/2006


I - DADOS INSTITUCIONAIS
Identificação
1.1   Nome do Museu: Museu Municipal de Itaituba Aracy Paraguaçu
1.2   Sigla: MMIAP
1.3   Missão: Registrar, preservar e expor a historia da cidade de Itaituba com a finalidade de promover e valorizar a sua identidade.
1.4   Endereço: Rua Dr. Hugo de Mendonça, nº 115
1.5   Bairro: Boa Esperança
1.6   Cidade: Itaituba
1.7   UF: Para                   1.8 CEP: 68.180.070                 1.9 Caixa postal: NP
1.10 Telefones: [  93    ] [  3518 - 2230    ]     [  3518 - 2230        ]          [   91251219      ]
                                        DDD               Telefone geral                                 SEMEND                        DIRETORA DE CULTURA
1.11 FAX: [    93  ]   [   3518 - 4666   ] 
                           DDD
1.12  Site: [aracyparaguacu@hotmail.com]
1.13  Correio eletrônico: [ NP ]
1.14  Diretor: [ Regina Lucirene Macedo de Oliveira]
1.15  Responsável pelo preenchimento do formulário:
           [ Regina Lucirene Macedo de Oliveira e Gercicley da Conceição Miranda Correa ]
                                                                           Nome
                  [ Diretora]                      [ 93  ]         [    91251219  ]
                                   Cargo                                           DDD                        Telefone
                                                                        [ NP]
                                                                                                Correio eletrônico


Características Gerais da Instituição
1.16  Ato de criação: Decreto Lei nº 1819/2006
1.17  Ano de criação: 2006
1.18  Ano de abertura ao público: abril de 1993
1.19  Histórico do Museu:
        O Museu Municipal Aracy Paraguaçu foi criado em 1993, através da iniciativa da Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, filha de famílias tradicionais do município de Itaituba que tiveram o privilegio de registrar e guardar através de fotos, livros, jornais e documentos, os passos deste município, que teve a honra e a gloria de ter sido o maior do mundo em extensão territorial.
        A primeira iniciativa aconteceu na I Feira Municipal de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, com a participação do Projeto  “O Passado e o Presente de Itaituba”, elaborado e pesquisado por alunos da 8ª serie da Escola Municipal Engº Fernando Guilhon, orientados pela Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, que os acompanhou no decorrer da exposição. No momento expuseram o projeto a comunidade itaitubense.
        Todo esse desejo surgiu a partir da necessidade de conhecer melhor este município, que ate aquele momento era apenas conhecido através de iconografia e registros deixados pelo Sr. Cláudio Couto, redator do 1º Jornal “ O Ortiga”, no ano de 1913. Ainda neste mesmo ano, Itaituba participou no Rio de Janeiro na Exposição de Borracha, no qual, Cláudio Couto teve o cuidado de registrar um pouco da historia itaitubense. Com incentivos vindos deste mesmo senhor,as senhoras Aracy Paraguaçu e Itay Iracema Couto, continuaram colecionando recortes de jornais, fotografias e outros documentos históricos referentes a Itaituba. Ressaltamos que com elas aprendemos a amar, respeitar, conhecer e preservar a nossa historia.
        Somente no ano de 1993, após muita pesquisa e coletas de objetos, criamos no Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico – CPADC, departamento criado pela Universidade Federal do Para, duas salas: uma com objetos, livros, fotos, jornais e paines de Itaituba, a outra com objetos indígenas do povo Munduruku, materiais estes que ficam expostos para visitação e pesquisa ao publico diariamente.
        Na administração do Sr. Wirland da Luz Machado Freire, a Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira – coordenadora do CPADC e a Professora Antonieta Assunção Nascimento Lima – Diretora do Departamento de Supervisão, foram convidadas a participar de uma reunião para tratar de assuntos referentes a Criação do Museu denominado “ Museu Tapajós”, mas infelizmente foi só uma discussão que não prosseguiu para a realização do Projeto.
        Por entender a importante do Museu, a Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, continuou sua persistência e pesquisa, visando realizar seu sonho, que não dependera somente dela, mas do apoio do Poder Municipal, dessa pesquisa, surgiu a vontade de escrever um livro, não tendo apoio, registrou em álbuns seriados toda a sua pesquisa, subsidiando assim os educandos e educadores do Município.
        Novamente em 1999, surge mais uma esperança, na administração do Sr. Edilson Dias Botelho, a Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, e convocada pelo Sr. Ozemias Cardoso – Secretario de Educação, para discutirmos sobre a criação do Museu, desta reunião surge a composição de uma equipe para concretizar e atualizar as pesquisas para a criação do Museu.
        A equipe foi composta pelas seguintes professoras:
        Antonieta Assunção Nascimento Lima, Ama Maria Nonata Nascimento Cabral, Ayelb Socorro Silva Ramos, Regina Lucirene Macedo de Oliveira, Gercicley da Conceição Miranda Correa, Maria Gorette Lima da Silva, Waldelores da Costa, Elina Renilde Ribeiro, Maria Jose Teles, Maria do Socorro Lira, Claudete Marize Couto Lima, Sebastião Teodomiro da Costa Filho, Sandra Regina Batista Azevedo e Nazaré Nancy.
        Em seguida foi elaborado o Projeto denominado Museu Municipal, neste período Itaituba completava seus 143 anos e foi realizada uma grande programação como exposição, gincana estudantil, painéis, Miss Estudantil Itaitubense, alvorada, danças folclóricas e poesias. Mais uma vez acaba a esperança e nada concretizado.
        Em 2002 na administração do Sr. Benigno Olazar Reges através do Secretário de Educação, Cultura e Desporto Valdo Luiz dos Santos Gaspar, novamente surge a esperança da criação do Museu e através da iniciativa do Diretor de Cultura Sebastião Teodomiro da Costa Filho é criado no Salão Nobre do antigo prédio da Prefeitura mas uma sala denominada Museu Aracy Paraguaçu com solenidade de abertura e visita ao publico, mas uma vez as ilusões se apagam e nada concretizado.
        Atualmente na administração do Prefeito Roselito Soares da Silva e Vice-Prefeita Antonieta Assunção Nascimento Lima uma das incentivadora e criado de fato e de direito o Museu “Aracy Paraguaçu” que foi contemplada por ter sido uma das pioneiras culturais de nosso município, filha de Teófila Santa’Ana Couto e Cláudio Couto, nascido nesta cidade, ele poeta, músico, compositor e poliglota, pois falava inglês, francês, casteliano e tupy guarani, sem nunca ter estudado línguas, aprendeu com os imigrantes que por aqui  passaram  desde a fundação de Itaituba, até o ciclo da borracha, filha nata de Itaituba, nascida no dia 8 de julho de 1919 e falecida no dia 23 de outubro de 2001.
        Aracy Paraguaçu Couto da Costa que tem o seguinte significado:
        Aracy – Mãe da Luz – Ara: luz – cy: Mãe
        Paraguaçu – Mar grande – oceano
        Foi uma das pioneiras culturais do nosso município, influente membro do América Futebol Clube na área social, promovia eventos beneficentes ao clube, como: bailes, festas juninas e possuía uma quadrilha que dançava em épocas, promovias ainda, bailes carnavalescos para adultos e crianças e coordenava o bloco de rua denominado “Gosto de você”, introduziu no município os desfiles do dia da Raça na semana da Pátria, onde só desfilavam os clubes de nossa cidade, com carros alegóricos e figurinos avançados para as época, foi uma das pioneiras em introduzir equipes de vôlei feminino na época em que os jovens ainda jogavam de saias abaixo do joelho.
        Aracy teve dois filhos Wanelly Maria Couto da Costa e Sebastião  Teodomiro da Costa Filho, fruto de sua união de 55 anos de casada com o Senhor Sebastião Teodomiro da Costa, seu filho Sabbá, herdou de sua mãe esse amor pela arte e hoje é um dos mais importantes ativistas culturais do nosso município, o qual está diretamente compromissado e envolvido com tudo que tange a nossa cultura.
        Aracy foi Dama da Casa da Amizade, guardou e deixou um grande acervo cultural para sua família, com relíquias de valor imensurável a memória do nosso  município, como pecas históricas, livros, fotos e todo o conhecimento que guardou e passou para seus familiares tendo assim considerada um  museu de história e recordações de Itaituba.
1.20    Personalidade jurídica própria ou unidade subordinada?
Museu Aracy Paraguaçu/Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico/Associação dos Filhos de Itaituba/Prefeitura Municipal de Itaituba
1.21  O museu possui entidade mantenedora?  [ x] Sim    [___] Não
1.22  Ato e ano de incorporação: NP
1.23 Natureza administrativa:
Pública:
             [___] Federal            [___] Estadual         [___] Municipal
Privada:
             [___] Associação       [___] Empresa         [___] Fundação
             [___] OSCIP              [___] Sociedade
             [ X ] Mista [_____________________________________________________________________________]
             [___] Outras [_____________________________________________________________________________]
1.24  O museu possui regimento interno?  [ X ] Sim       [___] Não
1.25  O museu possui plano museológico? [___] Sim      [ X ] Não
1.26 O museu possui associação de amigos ou qualquer outra instituição de apoio?         
[ X ] Sim [___] Não
               [ 04.693.462/0001 – 92 ]                       [ 15/ 12 / 2000 ]
                                     Ato de criação                                                                   Data de criação
                                                 [ Associação dos Filhos de Itaituba ]
Nome da Associação de Amigos ou Instituição de Apoio
                                                        [ Ana Aparecida Melo Baima]
Diretor
                                                            [ Trav. Victor Campos s/nº]
Endereço completo
   [ 93 ]   [   3518 – 4120 ou 4126 ]                                [ asfita@bol.com.br]
   DDD                        Telefone                                                                             Correio eletrônico

               [  ]                                                              [  ]
                                     Ato de criação                                                                   Data de criação
                      [ Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico - CPADC ]
Nome da Associação de Amigos ou Instituição de Apoio
                                                [ Regina Lucirene Macedo de Oliveira]
Coordenadora
                                            [ Trav. Victor Campos nº 208 – APTO B Fundos]
Endereço completo
   [ 93 ]   [   3518 - 2230 ]                                            [ Regina.cpadc@bol.com.br]
   DDD                        Telefone                                                                                    Correio eletrônico


II - ACERVO
2.1   Número total de bens culturais que compõe o acervo:  [ 2.376]
O número total de bens culturais é: [________] aproximado   [ x ] exato
2.2   Tipologia do acervo
Antropologia e Etnografia                 [ 235 ]
Arqueologia                                    [  08  ]
Artes Visuais                                   [ 83  ]
Ciências Naturais e História Natural   [  81  ]
Ciência e Tecnologia                        [   16 ]
História                                        [ 1.932]
Imagem e Som                               [  011  ]
Virtual                                           [ NP ]
Outros                                            [ NP ]
[_______________________________________________________________________________________]
Especifique
2.3 O acervo é registrado/documentado?  [ X ] Sim        [___] Não
[ X ] Livro de registro  1.869  bens culturais
[________] Ficha de catalogação/registro  esta em andamento bens culturais
[________] Documentação fotográfica  1.514  bens culturais
[________] Software/Programa informatizado  011  bens culturais
[ CD de Musica de Itaituba – CD de fotografias – Fitas Gravadas com os pontos turísticos de Itaituba]
Especifique o nome do software/programa
2.4 O museu possui acervo tombado? [___] Sim    [ x ] Não
INSTÂNCIA PÚBLICA
BENS CULTURAIS
Federal:


NP
Estadual:


NP
Municipal:


NP
2.5   Histórico da formação do acervo:
          O acervo do Museu Municipal Aracy Paraguaçu foi adquirido pela Sr. Regina Lucirene Macedo de Oliveira, que ao longo desses anos de insistência conheceu muitas pecas importante, quando então visitava as casas dos moradores antigos do município e descobriu varias pecas que conta a historia de ilustre da nossa cidade.
         Em 1993 foi feita uma campanha de resgate de objetos que retrata o passado do município, neste período foram somente cadastradas as pecas para que quando fosse criado o Museu fossem repassados para o Museu. Quanto ao acervo existente foi adquirido ao longo desses 13 anos de persistência de fundar o Museu.
        O acervo existente e composto de:
        Fotos antigas que foram adquiridas com pessoas antigas do município e para termos esse acervo tiramos fotos das fotos, esse acervo adquirimos desde 1999, neste período catalogamos umas 200 fotos.
        As fotos dos pontos turísticos foram adquiridas através de projetos elaborados pelos alunos das Escola Maria do Socorro Jacob, sob a orientação da Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira no ano de 2000, através deste, foi criado um álbum turístico do município.
        Quanto aos livros da história de Itaituba foram adquiridos e tirado xerox, com o objetivo  de reproduzir copias para que a sociedade Itaitubense tenha o conhecimento da historia do município, os livros existente são:
·         Os Sertões do Rio Tapajós de 1948 escrito por Raimundo Pereira Brasil, quando então Intendente do Município.

        Quanto aos jornais existente temos vários álbuns catalogados com jornais como:
·         O Ortiga de 1919 foi adquirido em 1990 foi tirado xérox do original pertencente ao Sr. Lauro Mendonça, filho de uma das famílias tradicionais.
·         Apuí foi adquirido em 1993, pertencente ao Sr Arlindo Braga, foi tirado uma xérox este jornal foi elaborado por uma equipe tendo a frente o Dr. Carlos Furtado, esse jornal era todo datilografado e distribuído quinzenalmente.
·         Quantos aos outros , a Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira adquiriu com os leitores, como também comprava para colecionar para que os educandos e educadores pudessem e possam ter acesso ao conhecimento das noticias que aconteceram no município.
      Referente aos álbuns multisseriados foram adquirido pela Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira através de sua pesquisa que iniciou em 1985. Este acervo é composto de 60 álbuns contando a história do Município.
    A respeito dos materiais indígenas foram adquiridos através de doações e compra feita pela Professora Regina Lucirene Macedo de Oliveira, que várias vezes deixou de comprar coisas de seu interesse para adquirir essas peças, que para a mesma são de grande importância.
       As urnas mortuárias foram encontradas em sítios arqueológicos localizados no centro e arredores da cidade. No Município de Itaituba existem vários sítios arqueológicos que precisam ser pesquisados como por exemplo:
·         Maloquinha a 17 Km de Itaituba
·         Laranjal a 3 Km da cidade
·         Ao redor do antigo Prédio da Prefeitura, onde será o Museu
·         Na área do garimpo do Rato uma das maiores área lá já foram encontradas varias peças que foram  entregues no Museu Emilio Goeldi, para que quando fosse criado o Museu de Itaituba, retornassem ao  Município.
·         No rio Jamanxim também está sendo encontrada várias peças indígenas.
Atualmente temos varias pecas como:
·         Urnas mortuárias
·         Machadinhas
·         Arco e flecha
·         Cocar
·         Mural de fotografias das Feiras Indígenas, realizada na semana do índio
·         Colares de dentes de animais, miçangas e caroço de tucumã, feita pelos próprios índios Munduruku
·         Cestaria produzida pelos Munduruku
·         Arpão
·         Tipóias indígenas
·         Vasos em cerâmicas com traços indígenas
·         Anéis de caroço de tucumã
·         Tipiti
·         Temos também uma pequena biblioteca e vídeo-teca indígena de várias etnias, revistas o mensageiro doada todos os meses pelo Bispo da Paróquia Dom Capistrano
·         Todo os Quadros foram confeccionados pelo Pintor Itaitubense “ Cabo Porto” com o temas gerados das Feiras de Ciências e Indígena que o CPADC realiza.
·         A Preguiça foi encontrada em uma área próximo de Centro da cidade, esta preguiça encontra-se no Museu Emilio Goeldi, foi levada para ser reestruturada e pesquisada para saber a época de existência, também foi elaborado um documento que diz que terá que retornar ao Município quando for criado o Museu.
Temos uma pequena biblioteca com acervo diversos principalmente na área educacional, revistas foram doadas pelos seguintes amigos do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico - CPADC.
    - Sr. Tibiriçá Santa Brígida
    - Sr Álvaro Queiroz
    - Sra. Regina Lucirene Macedo de Oliveira
    - Editoras
    - Sr. Jose de Ribamar
    - Escola a Mão Cooperadora
    Um dos maiores acervos é do filho da Anfitriã Aracy Paraguaçu que foram adquirido pela Prefeitura Municipal de Itaituba, além desse temos outros acervos indígenas e uma peça de animal que desconhecemos, e muitos outros acervos que estamos negociando para que permaneçam no Museu e não guardado em  residências sem nenhuma reconhecimento histórico.
    Fizemos contatos com alguns desses cidadãos que guardam essas pecas e muitos estão esperando a reforma do Prédio para doarem de fato e de direito para o Museu Aracy Paraguaçu.
III - ACESSO AO PÚBLICO
3.1   Museu virtual: acesso mensal ao site:
3.2   Abertura ao público:                    
[ x ] Aberto
[___] Fechado    [________/ ________/________]     [________/ ________/________]
                                                            Data do fechamento                                          Data prevista para a abertura
[_______________________________________________________________________________________]
Especificar o motivo do fechamento
[ x ] Em Implantação                  [ 17/ 11/2006]
                                                                      Data para abertura do museu
3.3  Dias de abertura ao público:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Dias de abertura ao público
X
X
X
X
X
X
X
3.4   Dias de fechamento para o público:

         Carnaval/ Natal/ Ano Novo

3.5   Horário de abertura ao público:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Horário
7:30 as 17:00
7:30 as 17:00
7:30 as 17:00
7:30 as 17:00
7:30 as 17:00
15:00 as 20:00
15:00 as 20:00
3.6   Para visitação é necessário agendamento prévio?  [ x ] Sim   [ x ] Não
        Para as Escola e preciso ser agendado, para outros públicos não.
3.7   O ingresso ao museu é cobrado? [___] Sim     [ x ] Não
Em caso positivo, indique o(s) valor(es) cobrado(s):
3.8     O museu possui infra-estrutura para recebimento de turistas estrangeiros?
[___] Sim          [ x ] Não
[________] Sinalização visual em outros idiomas. 
    Mais estamos nos preparando para atender turistas de outros pais
Especifique:
[ NP]          Etiquetas de objetos/ textos explicativos em outros idiomas.
Especifique:
[ NP ]         Publicações em outros idiomas.
Especifique:
[________] Outros: ______________________________________________________________________
3.9   Existe pesquisa de público no museu? [ X ] Sim    [___] Não
[ X ] Regular               [________]Ocasional
3.10  Quadro demonstrativo de público



2001

2002

2003

2004

2005
PÚBLICO GERAL


119
61
74
33
110
GRUPOS ESCOLARES:
  Ensino fundamental

335
424
274
335
424

  Ensino médio

89
45
76
110
274

  Ensino superior

74
98
60
54
45

TOTAL

NP
NP
NP
NP
NP

IV - Caracterização física do museu
4.1   Área do museu:
total (m2): edificada (m2): 9 metros de largura x 16 metros de comprimento
livre (m2): NP
4.2   Núcleos ocupados pelo museu:  NP
        


4.3   A edificação do núcleo principal do museu é:
[___] Própria         [___] Alugada          [ X ] Empréstimo/Comodato
[_______________________________________________________________________________________]
Especifique a natureza do convênio, tempo de duração e se possível instrumento legal do Empréstimo/Comodato
4.4   Existe algum núcleo do museu tombado?  [___] Sim     [ X ] Não
[_______________________________________________________________________________________]
Especifique o uso do núcleo tombado
[ NP] Federal                     Data:           /             /
[ NP ] Estadual                   Data:           /             /
[ NP ] Municipal                  Data:           /             /
4.5   O núcleo principal do museu foi construído originalmente para:
[___] Função museológica [ X ] outra função: (Antiga Secretaria de Educação)
[_______________________________________________________________________________________]
[_______________________________________________________________________________________]
[_______________________________________________________________________________________]
Especifique
4.6   Indique quantos m2 cada área da instituição ocupa:
arquivo                                                             [ NP] m2
biblioteca                                                          [ 4X4] m2
laboratório de restauro                                        [ NP] m2
sala de conservação/ higienização                         [ NP] m2
reserva técnica                                                  [ NP] m2
sala para atividades educativas (ateliês/oficinas)    [ NP ] m2
espaço para atividades museológicas/museográficas [ NP ] m2
auditório [ NP]                                                   [_____________________] m2
                           Especifique a capacidade de pessoas no auditório
Outros núcleos:
[ NP]  [_____________________] m2
[ NP ] [_____________________] m2
[ NP ] [_____________________] m2
[ NP ] [_____________________] m2
[ NP ] [_____________________] m2
[ NP ] [_____________________] m2
[ NP ] [_____________________] m2
4.7   Indique as instalações existentes no museu:
[ X ]   Bebedouro
[ NP]  Estacionamento
[ NP]  Lanchonete/Restaurante
[ NP]  Livraria
[ NP]  Loja
[ X ]   Sanitários
[ NP ] Telefone Público
[ NP ] Outros:
4.8   Indique as instalações destinadas aos portadores de necessidades especiais:
[ NP]  vagas exclusivas em estacionamento
[ NP]  elevador com cabine e porta de entrada acessíveis para pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida
[ NP]  rampa de acesso
[ NP]  sanitários adaptados com equipamentos e acessórios próprios
[ NP]  sinalização em braile
[ NP ] textos/ etiquetas em braile com informações sobre os objetos em exposição
[___]  Outros: [_________________________________________________________________________]
4.9   Histórico do território ocupado pelo museu:
             O Museu Municipal Aracy Paraguaçu, localiza-se provisoriamente em um prédio, onde nas décadas de 60 e 70 era ocupado com as instalações de um hotel. Posteriormente abrigou a Secretaria Municipal de Educação, no qual foi construído um auditório para reuniões e eventos de cunho educativo.
       O prédio foi edificado em alvenaria, coberto com telhas de barro, piso em lajota.
       Provisoriamente o Museu Aracy Paraguaçu esta instalado no prédio já descrito, aguardando a reforma do antigo Palácio Municipal este construído ainda no século XIX, na administração do primeiro intendente republicano, Cel Vitor Jose Pinto Campo.
       O Museu fica localizado no Bairro Boa Esperança com vista as belas águas cristalina do Rio Tapajós, na qual encontramos praias exóticas e exuberantes que encontram o poeta.
       Na décadas de 50 a 70, esse bairro ainda não tinha este nome, pois encontrava-se estruturado o 1º Aeroporto da cidade, considerado um dos mais movimentados da época, recebendo diariamente cerca de 80 decolagem em media de vôos. A partir da década de 70, com a abertura da Rodovia Transamazônica, o município teve um desenvolvimento desordenado, cooperando para a criação de novos bairros. Assim sendo, cria-se o bairro Boa Esperança, onde grande parte dos monumentos históricos municipais foram edificados, podemos destacar: A Praça do fundador Tem. Cel. Joaquim Caetano Correa, o Palácio Municipal, o Estádio Teófilo Olegário Furtado, como também abriga outros logradouros públicos dos quais destacamos, o Hospital Municipal, o Fórum, as Escolas de Ensino Fundamental  Joaquim Caetano Correa, Escola Ensino Médio  Benedito Correa e a Construção do Núcleo Universitário/UFPA, o Hotel Apiakas, a Sede do Rotary Clube, entre outros, devido isto, o bairro Boa Esperança e considerado um dos mais nobres da cidade.
       Neste local encontra-se ainda o Cemitério arqueológico, no qual já foram encontradas diversas urnas mortuárias de origem indígena.
       V - SEGURANÇA E CONTROLE PATRIMONIAL
5.1   O museu possui planos de segurança e de emergência? [___] Sim   [ X ] Não
[ NP]  plano de segurança contra furto e roubo
[ NP ] plano de combate a incêndio
[ NP ] plano de retirada de pessoas
[ NP ] plano de retirada de obras
[ NP ] plano contra pânico
[ NP]  Outros:
5.2   O museu possui saídas de emergência? [___] Sim     [ X ] Não
5.3   O museu adota medidas preventivas contra incêndio?   [___] Sim     [ X ] Não
[ NP ] treinamento periódico dos profissionais que trabalham no museu
[ NP ] brigada contra incêndio (funcionários responsáveis pelo combate de focos de incêndio)
[ NP ] revisão periódica dos extintores de incêndio
[ NP ] revisão periódica da rede elétrica do museu
[ NP ] Outros:
5.4   o museu dispõe de equipamentos de detecção e combate a incêndio? [___] Sim [ X ] Não
[ NP ] extintores
[ NP ] hidrante/ mangueira
[ NP ] porta corta-fogo
[ NP ] detectores
[ NP ] sprinklers
[ NP ] Outros: [_________________________________________________________________________]
5.5   O museu possui vigilantes? [ X ] Sim     [___] Não
[ X ] equipe própria    [___] equipe terceirizada
5.6   O museu dispõe de equipamentos eletrônicos de segurança?   [___] Sim     [ X ] Não
Quadro de equipamentos eletrônicos de segurança:


AMBIENTE


Alarmes

Câmeras

Sensores

Outros equipamentos




ÁREAS DE EXPOSIÇÃO/
ACONDICIONAMENTO DE ACERVO









Exposição de longa duração
NP
NP
NP
NP

Exposição de curta duração
NP
NP
NP
NP

Reserva Técnica
NP
NP
NP
NP

Arquivo
NP
NP
NP
NP

Biblioteca
NP
NP
NP
NP

Laboratório de restauração
NP
NP
NP
NP
­
ÁREAS ADMINISTRATIVAS




(direção, secretaria, salas de trabalho, copa, cozinha etc.)
NP
NP
NP
NP

ÁREAS EXTERNAS





(jardins, pátios, estacionamento etc.)
NP
NP
NP
NP


5.7   O museu possui equipamentos de conservação/ controle das condições ambientais e climáticas nos espaços de exposição e acondicionamento de acervo?      [___] Sim            [ X ] Não
Quadro de equipamentos de conservação/ controle climático



Exposição longa duração
Exposição curta duração
Reserva técnica
Arquivo
Biblioteca
Laboratório restauração
Outros (especifique):

Ar-condicionado 24 horas

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Ar-condicionado liga/desliga

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Desumidificador

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Filtros de ar

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Filtros de luz

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Higrômetro

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Luxímetro

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Psicômetro

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Termohigrógrafo

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Ultraviômetro

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Umidificador

NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Sistema Informatizado
(Especificar nome do software)


 


NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Outros Equipamentos:


 



 
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP


VI - ATIVIDADES
6.1   O museu possui setor/ divisão de ação educativa?  [__] Sim [ X ] Não
[ NP ]          público infanto-juvenil
[ NP ]          público adulto
[ NP ]          público da terceira idade
[ NP ]          público portador de necessidades especiais (deficiência física, mental, visual,
                  auditiva e múltipla)
[ NP ]          Outros: [_______________________________________________________________]
6.2   O museu promove visitas guiadas?  [ X ] Sim        [__] Não
[ NP ]          com áudio-guia (suporte tecnológico onde o visitante escuta informações sobre a exposição ou os objetos)
[ X ]   com monitores/guias                            agendamento prévio:  [ X ] Sim    [__] Não
[________]   Outros: [_______________________________________________________________]
6.3 O museu desenvolve atividades sistemáticas com a comunidade? [__] Sim       [ X ] Não
Especifique e quantifique:
  . Visitas diárias das Escolas e outras clientes;
  . Exposição nas escolas através de Painéis e palestras sobre o Município;
  . Exposição de Poesias de fotografias nos bancos e Prefeitura da cidade;
  . Empréstimos de objetos para exposição nas Feiras de Ciências;
  . Campanha de objetos sobre o Município ou famílias tradicionais;
  . Campanha de conscientização do patrimônio público do município.
  
6.4
   O museu tem uma exposição de longa duração?  [__] Sim   [ X ] Não      [________] m2
Características e periodicidade de renovação:

6.5   O museu realiza exposições de curta-duração?   [__] Sim   [ X ] Não      [________] m2
Quantidade por ano: [_______________________________________________________________]
6.6   O museu dispõe de exposições itinerantes?   [__] Sim  [ X ] Não
Especifique a temática:


6.7   O museu possui biblioteca?       [ X ] Sim      [__] Não
A biblioteca tem acesso ao público: [ X ] Sim      [__] Não   
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta – feira das 7:30 as 17:00 h

Tipologia e abrangência do acervo:
 Livros diversos na área da educação, meio ambiente, historia do município, indígena, alem de fitas cacetes na área pedagógica, ciências, meio ambiente e indígena.

6.8   O museu possui arquivo histórico?     [ x ] Sim            [__] Não
O arquivo tem acesso ao público:              [ x ] Sim            [__] Não
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta – feira  das 7:30 as 17: 00 h
Tipologia e abrangência do acervo:
Documentos textuais sobre a historia da cidade de Itaituba e dos indígenas da região e Brasil, alem de livros didáticos e pedagógicos, meio ambiente e outros
6.9   Atividades culturais:
[ NP ] conferências, seminários, palestras etc.
[ NP ] cursos/oficinas
[ NP ] espetáculos musicais
[ NP ] espetáculos teatrais/ dança
[ NP ] cinema/ projeções de vídeo
[ NP ] eventos sociais e culturais
[_NP] Outros: [_______________________________________________________________]
6.10 Publicações:
Catálogos:   [ NP ]  catálogo do museu
                 [ NP ]  guia
Publicações periódicas:
                 [ NP ] catálogo de exposições de curta duração
                 [ NP ] anais
                 [ NP ] revista, boletim ou jornal eletrônicos
                 [ NP ] revista, boletim ou jornal impressos
                 [ NP ] material didático
                 [ NP ] material de divulgação (folder, cartaz, postais etc.)
                           [ NP ]   Outros: [_____________________________________________________________]



VII- RECURSOS HUMANOS
7.1   Informe o número total de funcionários do museu: [ 02 ]
7.2   Informe o número de funcionários do museu de acordo com seu vínculo empregatício:



Efetivo

Cedido

Função
gratificada

Contratado por tempo determinado

Terceirizado

Voluntário

Estagiário e bolsista

Outros
DIRETORIA
01







CORPO TÉCNICO








Museólogo
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Bibliotecário
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Arquivista
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Conservador/ Restaurador
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Pedagogo
01







Historiador
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Arquiteto
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Antropólogo
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Outro


 




NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
ADMINISTRATIVO








(gerentes, secretários, etc.)
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
MANUTENÇÃO








(eletricistas, carpinteiros, pedreiros, etc.)
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
LIMPEZA
01







SEGURANÇA
02









7.3    Informe o grau de escolaridade dos funcionários do museu:


1° GRAU
2º GRAU
3º GRAU
Especialização
Mestrado
Doutorado
DIRETORIA


01



CORPO TÉCNICO






Museólogo






Bibliotecário

01




Arquivista






Conservador/ Restaurador






Pedagogo






Historiador


01



Arquiteto






Antropólogo






Outro


 









ADMINISTRATIVO






(gerentes, secretários, etc.)

01




MANUTENÇÃO






(eletricistas, carpinteiros, pedreiros, etc.)






LIMPEZA

01




SEGURANÇA

02






7.4   Existe política de capacitação de pessoal na instituição?    [__] Sim      [ X ] Não
7.5   Existe um programa de voluntariado?   [__] Sim         [ X ] Não
VIII – ORÇAMENTO
8.1     Composição do orçamento do museu:


VALOR TOTAL EM 2001(R$)

VALOR TOTAL EM 2002(R$)

VALOR TOTAL EM 2003(R$)

VALOR TOTAL EM 2004(R$)

VALOR TOTAL EM 2005(R$)
ORÇAMENTO ANUAL :





RECEITAS PRÓPRIAS (especifique):
NP
NP
NP
NP
NP


OUTRAS FONTES:





Leis de Incentivo:
NP
NP
NP
NP
NP
Pessoa Jurídica:

Pessoa Física:

NP
NP
NP
NP
NP
Patrocínio direto:
         NP
         NP
         NP
         NP
         NP
Pessoa Jurídica:

Pessoa Física:

NP
NP
NP
NP
NP
Doações:
NP
NP
NP
NP
NP
Pessoa Jurídica:

Pessoa Física:

NP
NP
NP
NP
NP
Organismos internacionais:
NP
NP
NP
NP
NP

TOTAL





IX - OBSERVAÇÕES GERAIS:
          O Museu Municipal e uma ação concreta do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico, que teve inicio a partir das atividades do CPADC e funcionava em apenas duas salas instaladas no Centro Pedagógico. Com o passar do tempo, fomos nos estruturando e aumentando nosso acervo.
        Devido o Museu esta instalado em um salão medindo 9x19, anexo ao Centro Pedagógico ainda não dispomos de Conservação/controle climático, Setor/Divisão de Ação Educativa, Recursos Humanos qualificados nas áreas exigidas, bem como outros. Mas acreditamos que no decorrer, estaremos nos organizando e providenciando aquilo que ainda dispomos e assim estaremos atendendo a todos os critérios exigidos por esta entidade.
        Almejamos com a reforma do prédio podermos nos instalar melhor, pois e do conhecimento de Vossa Senhoria, que estamos aguardando o atendimento de nossa solicitação para a reforma do antigo Palácio Municipal, onde será instalado definitivamente o Museu Municipal. Com a realização da restauração, será possível funcionar todos os departamento ou setores, como: arquivo, biblioteca, laboratório de restauração, sala de conservação, reserva técnica, sala para atividades educativas, espaço para atividades musicológicas e outros instalações.
        Aproveitamos para solicitar orientações dos procedimentos para o tombamento do prédio. Necessitamos neste momento de apoio do IPHAN, em todos os sentidos, para levarmos adiante este projeto.
        Entendemos que a instalação de museus e fator preponderante na historia de nosso pais e porque não dizermos também de nosso município.
        Consta na elaboração do Plano Diretor Municipal, a instalação do museu, bem como, verba municipal para o seu funcionamento.